sábado, 30 de julho de 2011

Nova lei protege idosos

“Art. 19. Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária, bem como serão obrigatoriamente comunicados por eles a quaisquer dos seguintes órgãos:
§ 1o Para os efeitos desta Lei, considera-se violência contra o idoso qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico.
 
§ 2o Aplica-se, no que couber, à notificação compulsória prevista no caput deste artigo, o disposto na Lei no 6.259, de 30 de outubro de 1975.” (NR)   



Não só no estado de São Paulo, mas em todo o Brasil, crianças, mulheres e idosos são alvos de violência e maus tratos. 
No caso dos idosos, muitas vezes o agressor é um membro da família ou cuidadores. Quando é um familiar, muitas vezes os profissionais estavam cientes da situação, mas não podiam interferir; pois seu emprego estava em jogo. 
Vale ressaltar que violência contra a pessoa idosa, não diz respeito somente a violência física, mas também abandono, danos físicos ou psicológicos, omissão de ajuda e qualquer tipo de sofrimento que leve amorte.
Agora, com esta nova lei, A DENÚNCIA É OBRIGATÓRIA.


Assista a matéria completa através do link: Nova lei contra violência à pessoa idosa 

B.

Fotos do dia dos avós

No dia da comemoração ao dia dos avós, fiz uma postagem contando sobre a atividade realizada no bairro de Moema, mas as fotos ainda não estavam comigo. Hoje as recebi, e vou colocar algumas para compartilhar com vocês.

 Foto 1: Associação Brasileira de Gerontologia, alunos e egressos do curso de Gerontologia da EACH-USP.
 Foto 2: Associação Brasileira de Gerontologia, alunos e egressos do curso de Gerontologia da EACH-USP sendo homenageados pelos idosos, com uma canção.
 Foto 3: Aluna contando aos idosos experiências vividas no Japão.
 Foto 4: Idosa frequentadora do Centro-dia lendo seu pedido de dia dos avós.
 Foto 5: Grupo realizando atividade musical.
 Foto 6: Bingo.
Foto 7: Associação Brasileira de Gerontologia, alunos e egressos do curso de Gerontologia da EACH-USP, idosos frequentadores do Centro-dia e funcionários.


B.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Associação Brasileira de Gerontologia (ABG): Divulgação - Blog Envelhecer e Ser Velho

Associação Brasileira de Gerontologia (ABG): Divulgação - Blog Envelhecer e Ser Velho: "A ABG divulga o blog da associada Bruna Napoli e Natalia Polo. O blog Envelhecer e Ser Velho reúne materiais de qualidade sobre o processo de envelheciment..."

26/07 - Dia dos avós

Muitos não sabem, mas hoje é dia dos avós. Para comemorar, nada melhor do que realizar atividades com avôs e avós, é claro.
O dia dos avós, foi escolhido nesta data devido a comemoração do dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.

Hoje, juntamente com um grupo formado pela Associação Brasileira de Gerontologia, por alunos e egressos da Universidade de São Paulo, realizamos atividades lúdicas com alguns idosos de um centro-dia, da cidade de São Paulo, no bairro de Moema.
Foi uma atividade muito gratificante, pois foi feito contato intergeracional, além de muitas trocas de experiências, aprendizados e afetos.
Cantamos algumas músicas regionais, músicas de carnaval, lemos poesias, cartas e realizamos até mesmo um bingo. Foi muito divertido.
Ao final, os idosos nos presentearam com uma canção, muito emocionante.

Para você que não conhece o funcionamento de centros-dia, é muito interessante. O idoso vai alguns dias da semana, passa o dia inteiro, ou metade e é muito bom principalmente para sua rede social. Conhece pessoas, tem contato com novas experiências, além de praticar atividades variadas e ter o cuidado diário.
É uma ótima opção para pessoas que não podem dedicar 100% de seu tempo ao cuidado de um parente.
Se você não conhece nenhum centro-dia, mas tem curiosidade e/ou necessidade, entre em contato que podemos indicar alguns locais, ou aguarde a postagem que farei especialmente sobre centro-dia.

Feliz dia dos Avós!



B.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Turismo de aventura para a Terceira Idade

Nestas férias, não há nada mais interessante do que praticar atividades de lazer. A cidade de Brotas, que fica a 250km da cidade de São Paulo, é muito conhecida por oferecer atividades radicais, levando muita alegria e descontração para todas as idades.
Um grupo da terceira idade, decidiu praticar um pouco destes esportes. Como esperado, 'a moda pegou', e agora os esportes radicais de Brotas estão famosos também entre os idosos.
Aulas de remo, descida pelo principal rio da cidade e rafting são umas das atividades mais procuradas. Mas se você tem medo de muita ação, não se preocupe, existem também pesseios mais tranquilos, como uma descida lenta e calma pelo rio Jacaré Pepira.
Se você gostou desta dica, reunia seu grupo o quanto antes, e vá para Brotas ter um momento de lazer e diversão.


B.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

20/07 - Feliz dia do amigo

E como o próprio título já diz: FELIZ DIA DO AMIGO ! Achei este vídeo no youtube, a qualidade não está muito boa, mas vou postá-lo como homenagem a todos os amigos, sejam eles novos ou velhos.
Espero que aproveitem para refletir na mensagem, no "poema do idoso". É claro que este poema nem deveria ter sido feito, se as atitudes da sociedade fossem diferentes. Se cada um respeitasse seu próximo, se os idosos de todas as familias fossem respeitados.
Gente, não é gostoso acordar cada dia, lembrando do dia anterior e vendo que construiu mais uma página da sua vida? Olhe para trás, são tantas lembranças boas, tantas experiências ... então porque quando a pessoa transborda experiência, ela não é valorizada? É isso que acontece com nossos idosos, eles são a camada mais experiente da sociedade, são eles que nos ensinam e a quem devemos retribuição e respeito.
Pense nisso.




"Nada como ter um amigo para as horas boas e ruins. Preserve as amizades, elas são o bem mais precioso que uma pessoa pode ter."

B.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Estou aposentado, e agora?

Essa é uma pergunta muito frequente entre as pessoas que conseguem a tão almejada aposentadoria. Você trabalha a vida inteira, acostuma-se com uma rotina de horários, reuniões e compromissos, mas de repente ... tem o dia todo livre. E o pior, não é um dia livre de folga; são todos os dias livres até o seu ultimo dia. O que fazer então?
Muitas pessoas sentem-se perdidas e acabam entrando em depressão. Mas não caia nesta silada! Existem milhares de atividades que você pode fazer, como por exemplo aquelas que teve de abandonar quando chegou a fase adulta da vida, pois com a rotina e o dia-a-dia, não teve mais tempo de realizá-las; ou ainda, aquelas atividades que você sempre sonhou, mas nunca teve coragem.
Sua hora chegou, vá ser uma pessoa ativa.
Não é porque entrou na terceira idade, que você deve ficar trancado em casa assistindo TV(isso não é uma critica a quem realiza esta atividade), você está em uma fase que tem bastante tempo livre; é hora de renovar o ciclo social, praticar atividades de lazer e procurar tudo o que lhe dê prazer.
Para isto, olhe alguns exemplos ...  espero que te incentive..

G.A.L, é viuva, aposentada e tem 72 anos. Passou a vida inteira cuidando da casa, dos filhos e marido. Hoje ela relata que a melhor coisa que aconteceu foi ter ficado viúva. G.A.L diz "quando meu marido era vivo, minha vida era em função da dele. Lazer? isso eu não conhecia."
Hoje, ela realiza atividade de tirolesa todos os sabados, além da participar três vezes por semana de uma Universidade da Terceira Idade. Ainda diz frequentar um Centro de Convivência proximo a sua residência e diz sentir-se completamente realizada.

Senhor Pedro, 67 anos, é casado e pai de 4 filhos. Aposentou-se na area da Engenharia, mas mesmo assim continuou a trabalhar. Passados alguns anos, foi diagnosticado caso de estresse agudo e isso quase o levou a depressão profunda. Como consequencia, teve seu emocional prejudicado, isso influenciou em perda de peso e de cabelos.
Foi ai que decidiu largar tudo e ir morar no interior, onde sempre teve vontade. Em questão de meses, sua saúde estava 100% e até vontade de ter mais um filho foi relatada.

R.A.S, sempre teve o sonho de ser modelo. O que fez aos 81 anos de idade? "Contratei um fotógrafo e fiz um book, levei pessoalmente em quatro agências de modelo. Dois meses depois, fui chamada para testes e passei; fiz um comercial. Me sinto uma mulher renovada, como se tivesse meus 18 aninhos (risos)".

A.M.N, mão de 8 filhos e tem 78 anos de idade. De oito anos para cá, começou a ter medo de morar sozinha e passou a morar quatro meses com cada filho. Isto a deixava depressiva e muito angustiada. Tomou sozinha a decisão de mudar-se para um asilo.
Hoje, diz sentir-se muito bem, fez amigos novos, participa de aulas de dança, ginástica, artesanato e coral. Isso melhorou sua vida, a de seus filhos e a relação entre os dois lados.


Deixarei também alguns sites que poderão lhe ajudar:






Estas são só algumas sugestões. Pense no que gosta de fazer, no que tem vontade, ou em algo novo, que nunca teve experiência, mas tem curiosidade e vá atrás ... aproveite a vida!

B.

Você sabia?

a Gerontologia promete ser também a profissão do futuro em Portugal. Na cidade do Porto já existe este curso de graduação, com aproximadamente 200 alunos já formados.

B.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Você tem um parente que necessita de uma investigação de suas principais demandas, cuidados e apoio profissional? CONTRATE UM GERONTÓLOGO

B.

domingo, 17 de julho de 2011

Você sabe o que é Gerontologia?

Boa noite a todos, estamos alguns dias sem postar né?! Não pensem que esquecemos de vocês, já estamos de volta com muitas informações.
Estava aqui pensando no que postar, procurando diversos blogs e sites relacionados ao envelhecimento, até que me veio a cabeça: como posso fazer um blog relacionado ao envelhecimento, e não explicar aos meus leitores o que é a GERONTOLOGIA?
Pois bem ...

Do grego, gero = envelhecimento, logia = estudo. Portanto: Gerontologia é o estudo do envelhecimento. Esta ciência estuda este processo em suas vertentes biológicas, psicológicas e sociais.
De acordo com Neri (2008), a Gerontologia trata-se de um "campo multi e interdisciplinar que visa à descrição e à explicação das mudanças típicas do processo de envelhecimento e de seus determinantes genético-biológicos, psicológicos e socioculturais" (p.95).

Falando um português mais claro, o Gerontólogo é aquele profissional que estará apto a cuidar de todas as pessoas que estão envelhecendo, não necessariamente, idosos; e este cuidado pode ser biológico, social e/ou psicológico. O cuidado prestado pelo Gerontólogo, não é individual; pode vir acompanhado de um outro cuidado profissional, que juntamente nesta equipe, terá por objetivo a melhor qualidade de vida.
O campo de atuação é muito abrangente, por exemplo: educação gerontológica, diversos serviços de prevenção, gestão de casos, consultoria, gerenciamento de equipes, coordenação, ministração de cursos para cuidadores. E estas são apenas algumas das diversas áreas de atuação.
Com o tempo iremos postando mais exemplos de atuação gerontológica e informações sobre a Gerontologia. Cada um fazendo sua parte, muito em breve esta profissão estará presente no cotidiano da sociedade e a nossa importância será reconhecida mais ainda.

Boa noite a todos, tenham uma ótima semana.

B.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

É com muita alegria que iniciamos este blog

Somos alunas do curso de Gerontologia, da Universidade de São Paulo e temos o principal objetivo, mostrar não só aos idosos brasileiros, mas as pessoas de todas as faixas etárias e diversos países, o que é envelhecer; quais são os benefícios e dificuldades, mitos e verdades, noticias e relatos.
Será um imenso prazer ter sua amizade e companhia diariamente.
Atenciosamente, Bruna Napoli de Almeida e Natalia Polo Silva.