quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O idoso e a sexualidade

É muito comum idosos serem taxados de 'vovô tarado' ou 'vovó safada', quando eles expressam dúvidas, experiências ou qualquer relato relacionado a sexo. É muito evidente o preconceito, uma vez que a sociedade acha extremamente comum que um jovem de 16 anos tenha relação sexual, mas quando se trata de um adulto de 68 anos a situação é diferente.
Você já parou pra pensar, por que isso acontece?

O início de tudo, é a questão cultural. Quando os atuais idosos eram adolescentes, não existia a abertura que existe hoje. Sexo era um completo tabu.
As mulheres tinham que casar virgens e ter um único homem em sua vida.
Com o passar do tempo, as gerações foram abrindo suas mentes e a situação mudou. Hoje é muito comum homens e mulheres iniciarem sua vida sexual na adolescência (é claro que não ocorre com todos, mas com uma parcela bem significativa), também é comum ter mais de um parceiro durante toda a vida e até mesmo ter um parceiro do mesmo sexo.

Recentemente, algumas pesquisas feitas mostram que com o aumentar da idade, o apetite sexual diminui. Isso ocorre por uma série de fatores como, estado civil, estatus social e presença ou ausência de doenças que atrapalham a atividade. Outro motivo é a diminuição da libido.
As mulheres tem perda de lubrificação, o que atrapalha bastante e o desejo também é diminuido, devido algumas alterações nos níveis de estrógeno.
No entanto, em relação a questão sexual, qual a diferença entre as atuais e as futuras idosas? É que as atuais idosas, pela criação que tiveram, pela sociedade que enfrentaram e pela cultura que seguem, são bem mais envergonhadas e acabam deixando este problema de lado. Por vergonha, ou simplesmente comodismo não procuram orientação médica e cada vez menos, sentem prazer.
Já no caso dos homens, a sexualidade é fator presencial em praticamente todas as etapas de sua vida. Quando chegam na terceira idade, também sofrem uma diminuição do desejo e neste momento, e assim como nas mulheres, o afeto passa a tornar-se muito mais presente. Como exemplo de um dos problemas físicos, eles passam a ter mais dificuldade na hora da ereção.
Uma coisa que é fato, é que a vida sexual tem grande relação com saúde. Idosos sexualmente ativos declaram ter saúde excelente.
O que não podemos esquecer é que idosos também contraem HIV, e não é porque estão em idade avançada, que não devem se proteger. MUITO PELO CONTRÁRIO, idosos também devem usar preservativos, afinal o número de idosos portadores do vírus vem crescendo constantemente.


B.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Universidade Aberta à Terceira Idade- (UnATI)

Como funciona

O objetivo do programa Universidade Aberta à Terceira Idade é possibilitar ao idoso aprofundar conhecimentos em áreas de seu interesse e trocar experiências com os jovens através de oficinas, palestras e disciplinas dos cursos de graduação oferecidas semestralmente. 

- Oficinas: Atividade que busca através da troca de experiências e conhecimentos entre seus participantes, um envelhecimento bem-sucedido. Sua realização é semanal com início na segunda quinzena de março e término na primeira quinzena de junho. Compreende os seguintes grupos: Idosos Online – Aprendendo na Rede; Turismo Social – Vivendo São Paulo; Respire Vida, Faça Pilates; Cuidados com Medicamentos; A arte de representar na Terceira Idade; entre outros. - Palestras: Atividade para a promoção da saúde, realizada no mês de maio. Compreende os seguintes temas: Quem cuidará da gente em 2030?; Sono: Necessidade ou prazer?; Jogo da Memória e A Reflexologia como recurso para o alívio da dor e estímulo ao conforto. - Disciplinas da graduação: É destinada para pessoas que possuem no mínimo o ensino médio completo. Os interessados poderão escolher as seguintes disciplinas que tem início em março e término em junho: Poder Público e Terceiro Setor; Abordagem Geográfica do Lazer e Turismo; O Uso de Imagens no Ensino de Ciências; entre outras.


Quem pode participar

Todas as pessoas com idade a partir de 60 anos. Para matricular-se nas oficinas e palestras, não se exige a apresentação de diplomas ou certificados de escolaridade concluída anteriormente.


Informações retiradas do site da Escola de Artes Ciências e Humanidades - USP, disponível em  http://each.uspnet.usp.br/site/extensao-unati.php 



" Participar da UnATI, foi e é umas das experiencias mais incríveis que vivenciei até hoje na faculdade, pode-se dizer que na minha vida também. 
Faço parte da oficina "Encontro entre Gerações e Informatica", que tem como um dos objetivos proporcionar a troca de experiencias entre idoso e jovem, nela pude fortificar os laços com a pessoa idosa, aprendendo a trabalhar, ensinar, escutar, proporcionar, compartilhar, e com certeza  aperfeiçoando minha formação profissional. Recomendo que todos os alunos da graduação em Gerontologia procurem essa oportunidade, como já disse é um grande crescimento para nossa formação, conseguimos entender e muitas vezes colocar em prática os conteúdos aprendidos em aulas. 
Para aqueles alunos da graduação que tenham interesse em participar, procurem a CCEx (Comissão de Cultura e Extensão) ou então o docente responsável por determinada oficina e tentem fazerem parte de alguma oficina para o próximo semestre .... Já você Idoso que tem interesse em participar da UnATI, aguarde mais informações por aqui,  para a matricula do próximo semestre (1º de 2011)".

A Universidade Aberta à Terceira Idade da EACH- USP fica localizada na Escola de Artes Ciências e Humanidades; Avenida Arlindo Béttio, 1000 - Ermelino Matarazzo, São Paulo-SP- CEP: 03828-00.

Outras informações:


No dia 9 de agosto, às 14h, no IEA (Instituto de Estudos Avançados da USP), Ecléa Bosi, professora emérita do Instituto de Psicologia (IP) da USP, fará exposição sobre o programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati). O evento será o sexto encontro do ciclo "Idosos no Brasil: Estado da Arte e Desafios", iniciativa do IEA, do Grupo Mais do Hospital Premier e de Oboré Projetos Especiais de Comunicação e Artes. Ecléa é autora de "Cultura de Massa e Cultura Popular — Leituras de Operárias" e "Memória e Sociedade — Lembranças de Velhos"entre outros livros. Ao longo de sua carreira acadêmica tem realizados vários trabalhos sobre psicologia social e humanidades. Suas iniciativas resultaram na criação do Unati em 1993, com o objetivo de ampliar o acesso dos idosos à Universidade.


Natália P.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Música: Envelhecer, de Arnaldo Antunes

"A coisa mais moderna que existe nessa vida é envelhecer
A barba vai descendo e os cabelos vão caindo pra cabeça aparecer
Os filhos vão crescendo e o tempo vai dizendo que agora é pra valer
Os outros vão morrendo e a gente aprendendo a esquecer

Não quero morrer pois quero ver
Como será que deve ser envelhecer
Eu quero é viver pra ver qual é
E dizer venha pra o que vai acontecer

Eu quero que o tapete voe
No meio da sala de estar
Eu quero que a panela de pressão pressione
E que a pia comece a pingar
Eu quero que a sirene soe
E me fala levantar do sofá
Eu quero pôr Rita Pavone
No ringtone do meu celular
Eu quero estar no meio do ciclone
Pra poder aproveitar
E quando eu esquecer meu próprio nome
Que me chmem de velho gagá

Pois ser eternamente adolescente nada é mais demodé
Com uns ralos fios de cabelo sobre a testa que não para de crescer
Não sei por que essa gente vira a cara pro presente e esquece de aprender
Que felizmente ou infelizmente sempre o tempo vai correr "





Natália P.