quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O idoso e a sexualidade

É muito comum idosos serem taxados de 'vovô tarado' ou 'vovó safada', quando eles expressam dúvidas, experiências ou qualquer relato relacionado a sexo. É muito evidente o preconceito, uma vez que a sociedade acha extremamente comum que um jovem de 16 anos tenha relação sexual, mas quando se trata de um adulto de 68 anos a situação é diferente.
Você já parou pra pensar, por que isso acontece?

O início de tudo, é a questão cultural. Quando os atuais idosos eram adolescentes, não existia a abertura que existe hoje. Sexo era um completo tabu.
As mulheres tinham que casar virgens e ter um único homem em sua vida.
Com o passar do tempo, as gerações foram abrindo suas mentes e a situação mudou. Hoje é muito comum homens e mulheres iniciarem sua vida sexual na adolescência (é claro que não ocorre com todos, mas com uma parcela bem significativa), também é comum ter mais de um parceiro durante toda a vida e até mesmo ter um parceiro do mesmo sexo.

Recentemente, algumas pesquisas feitas mostram que com o aumentar da idade, o apetite sexual diminui. Isso ocorre por uma série de fatores como, estado civil, estatus social e presença ou ausência de doenças que atrapalham a atividade. Outro motivo é a diminuição da libido.
As mulheres tem perda de lubrificação, o que atrapalha bastante e o desejo também é diminuido, devido algumas alterações nos níveis de estrógeno.
No entanto, em relação a questão sexual, qual a diferença entre as atuais e as futuras idosas? É que as atuais idosas, pela criação que tiveram, pela sociedade que enfrentaram e pela cultura que seguem, são bem mais envergonhadas e acabam deixando este problema de lado. Por vergonha, ou simplesmente comodismo não procuram orientação médica e cada vez menos, sentem prazer.
Já no caso dos homens, a sexualidade é fator presencial em praticamente todas as etapas de sua vida. Quando chegam na terceira idade, também sofrem uma diminuição do desejo e neste momento, e assim como nas mulheres, o afeto passa a tornar-se muito mais presente. Como exemplo de um dos problemas físicos, eles passam a ter mais dificuldade na hora da ereção.
Uma coisa que é fato, é que a vida sexual tem grande relação com saúde. Idosos sexualmente ativos declaram ter saúde excelente.
O que não podemos esquecer é que idosos também contraem HIV, e não é porque estão em idade avançada, que não devem se proteger. MUITO PELO CONTRÁRIO, idosos também devem usar preservativos, afinal o número de idosos portadores do vírus vem crescendo constantemente.


B.

Um comentário:

  1. Acho ótima essa iniciativa.
    Divulguem no facebook, twitter, comunidade da EACH.
    Considero importantíssima a (re)tomada da consciência da população jovem do valor que os idosos têm em nossa sociedade, e acho fundamental que os próprios idosos reconheçam em si próprios tal valor.

    ResponderExcluir