terça-feira, 19 de julho de 2011

Estou aposentado, e agora?

Essa é uma pergunta muito frequente entre as pessoas que conseguem a tão almejada aposentadoria. Você trabalha a vida inteira, acostuma-se com uma rotina de horários, reuniões e compromissos, mas de repente ... tem o dia todo livre. E o pior, não é um dia livre de folga; são todos os dias livres até o seu ultimo dia. O que fazer então?
Muitas pessoas sentem-se perdidas e acabam entrando em depressão. Mas não caia nesta silada! Existem milhares de atividades que você pode fazer, como por exemplo aquelas que teve de abandonar quando chegou a fase adulta da vida, pois com a rotina e o dia-a-dia, não teve mais tempo de realizá-las; ou ainda, aquelas atividades que você sempre sonhou, mas nunca teve coragem.
Sua hora chegou, vá ser uma pessoa ativa.
Não é porque entrou na terceira idade, que você deve ficar trancado em casa assistindo TV(isso não é uma critica a quem realiza esta atividade), você está em uma fase que tem bastante tempo livre; é hora de renovar o ciclo social, praticar atividades de lazer e procurar tudo o que lhe dê prazer.
Para isto, olhe alguns exemplos ...  espero que te incentive..

G.A.L, é viuva, aposentada e tem 72 anos. Passou a vida inteira cuidando da casa, dos filhos e marido. Hoje ela relata que a melhor coisa que aconteceu foi ter ficado viúva. G.A.L diz "quando meu marido era vivo, minha vida era em função da dele. Lazer? isso eu não conhecia."
Hoje, ela realiza atividade de tirolesa todos os sabados, além da participar três vezes por semana de uma Universidade da Terceira Idade. Ainda diz frequentar um Centro de Convivência proximo a sua residência e diz sentir-se completamente realizada.

Senhor Pedro, 67 anos, é casado e pai de 4 filhos. Aposentou-se na area da Engenharia, mas mesmo assim continuou a trabalhar. Passados alguns anos, foi diagnosticado caso de estresse agudo e isso quase o levou a depressão profunda. Como consequencia, teve seu emocional prejudicado, isso influenciou em perda de peso e de cabelos.
Foi ai que decidiu largar tudo e ir morar no interior, onde sempre teve vontade. Em questão de meses, sua saúde estava 100% e até vontade de ter mais um filho foi relatada.

R.A.S, sempre teve o sonho de ser modelo. O que fez aos 81 anos de idade? "Contratei um fotógrafo e fiz um book, levei pessoalmente em quatro agências de modelo. Dois meses depois, fui chamada para testes e passei; fiz um comercial. Me sinto uma mulher renovada, como se tivesse meus 18 aninhos (risos)".

A.M.N, mão de 8 filhos e tem 78 anos de idade. De oito anos para cá, começou a ter medo de morar sozinha e passou a morar quatro meses com cada filho. Isto a deixava depressiva e muito angustiada. Tomou sozinha a decisão de mudar-se para um asilo.
Hoje, diz sentir-se muito bem, fez amigos novos, participa de aulas de dança, ginástica, artesanato e coral. Isso melhorou sua vida, a de seus filhos e a relação entre os dois lados.


Deixarei também alguns sites que poderão lhe ajudar:






Estas são só algumas sugestões. Pense no que gosta de fazer, no que tem vontade, ou em algo novo, que nunca teve experiência, mas tem curiosidade e vá atrás ... aproveite a vida!

B.

Um comentário: