domingo, 17 de julho de 2011

Você sabe o que é Gerontologia?

Boa noite a todos, estamos alguns dias sem postar né?! Não pensem que esquecemos de vocês, já estamos de volta com muitas informações.
Estava aqui pensando no que postar, procurando diversos blogs e sites relacionados ao envelhecimento, até que me veio a cabeça: como posso fazer um blog relacionado ao envelhecimento, e não explicar aos meus leitores o que é a GERONTOLOGIA?
Pois bem ...

Do grego, gero = envelhecimento, logia = estudo. Portanto: Gerontologia é o estudo do envelhecimento. Esta ciência estuda este processo em suas vertentes biológicas, psicológicas e sociais.
De acordo com Neri (2008), a Gerontologia trata-se de um "campo multi e interdisciplinar que visa à descrição e à explicação das mudanças típicas do processo de envelhecimento e de seus determinantes genético-biológicos, psicológicos e socioculturais" (p.95).

Falando um português mais claro, o Gerontólogo é aquele profissional que estará apto a cuidar de todas as pessoas que estão envelhecendo, não necessariamente, idosos; e este cuidado pode ser biológico, social e/ou psicológico. O cuidado prestado pelo Gerontólogo, não é individual; pode vir acompanhado de um outro cuidado profissional, que juntamente nesta equipe, terá por objetivo a melhor qualidade de vida.
O campo de atuação é muito abrangente, por exemplo: educação gerontológica, diversos serviços de prevenção, gestão de casos, consultoria, gerenciamento de equipes, coordenação, ministração de cursos para cuidadores. E estas são apenas algumas das diversas áreas de atuação.
Com o tempo iremos postando mais exemplos de atuação gerontológica e informações sobre a Gerontologia. Cada um fazendo sua parte, muito em breve esta profissão estará presente no cotidiano da sociedade e a nossa importância será reconhecida mais ainda.

Boa noite a todos, tenham uma ótima semana.

B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário