sábado, 30 de julho de 2011

Nova lei protege idosos

“Art. 19. Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária, bem como serão obrigatoriamente comunicados por eles a quaisquer dos seguintes órgãos:
§ 1o Para os efeitos desta Lei, considera-se violência contra o idoso qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico.
 
§ 2o Aplica-se, no que couber, à notificação compulsória prevista no caput deste artigo, o disposto na Lei no 6.259, de 30 de outubro de 1975.” (NR)   



Não só no estado de São Paulo, mas em todo o Brasil, crianças, mulheres e idosos são alvos de violência e maus tratos. 
No caso dos idosos, muitas vezes o agressor é um membro da família ou cuidadores. Quando é um familiar, muitas vezes os profissionais estavam cientes da situação, mas não podiam interferir; pois seu emprego estava em jogo. 
Vale ressaltar que violência contra a pessoa idosa, não diz respeito somente a violência física, mas também abandono, danos físicos ou psicológicos, omissão de ajuda e qualquer tipo de sofrimento que leve amorte.
Agora, com esta nova lei, A DENÚNCIA É OBRIGATÓRIA.


Assista a matéria completa através do link: Nova lei contra violência à pessoa idosa 

B.

6 comentários:

  1. SOU PERSEGUIDA PELA MINHA VIZINHA, COM PALÁVRAS OFENDENDO A MINHA DIGNIDADE, tENHO 61 ANOS E SOU DEFICIENTE DA COLUNA(OPERADA)SINTO DORES E DIFICULDADE PARA CAMINHAR...QUE FAÇO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. denuncie pois a senhora ja é praticamente uma idosa sem ofender

      Excluir
  2. senhores,da lei isto e urgente.no rio grande do norte uma cidade,do interior chamada sitio rajada municipio de serra de são bento,tem uma senhora viuva de 67anos tem tres filhos alcolotra de mais de trina anos cada um,ela se chama dona,preta,uma mulher que sofri tortura mental hemocional,num deles trabalha vive as custas dele,qre que ele de dinheiro a foça chega fassendo bagunça estão sempre sem chamados na delegacia da cidade ela e uma pessoa que esta precisando de paz ela coitada nem dorme eles bebe e chega em casa quebrando tudo,todo mundo de onde eles mora tem medo deles no sitio onde eles moram tem um orelhão quem a tender vai falar o quanto esta mulher sofre,ónumero e 084]3289-0183

    ResponderExcluir
  3. e quanto a lei que protege as pessoas que são alvos de ameaças, agressão verbal e a sedio sexual e moral só por eles são idosos pode fazer tudo isso e ate mais para pessoas que trabalhão e precisão descansar para trabalhar, onde esta a lei que me protege!!

    ResponderExcluir
  4. gostaria de saber se tenho alguma garantia de trabalho ,pois tenho 63 anos falta 2 ano pra me aposentar ,pois estão tendo uma dispensa grande na firma onde trabalho

    ResponderExcluir
  5. Até q anos posso me aposentar!Me ajudem! Obrigado tenho 85 anos

    ResponderExcluir